O Inquérito policial é um ato administrativo inquisitorial que tem a finalidade de apurar um fato que possivelmente constitui um crime. A atuação do advogado no inquérito policial é de enorme relevância para o seu cliente, promovendo uma defesa mais sólida e de maior efetividade, visto que, ao acompanhar essa fase pré-processual o advogado pode indicar diligências que assim, possam ajudar na elucidação de maneira positiva para seu cliente, inclusive, em alguns casos, conseguindo evitar a instauração de um processo criminal propriamente dito.
Quando o inquérito policial é instaurado, a autoridade policial deve realizar diligências para que possam elucidar tudo acerca daquele fato, como, mas não exclusivamente, depoimentos dos envolvidos, de testemunhas, análise de documentos etc.
Embora no inquérito possa existir atuação no que se refere à vítima ou testemunhas, a principal atuação do advogado é em relação ao acusado de cometer o crime investigado.
Por muitas vezes é um procedimento longo, que requer a atenção dos envolvidos em diversos momentos, com a elaboração de petições, estratégias, acompanhamento em depoimentos e interrogatórios.
Começa com a instauração da portaria – ato administrativo realizado pela autoridade policial – e se encerra com a apresentação do relatório final, que é a remessa dos resultados da investigação ao Ministério Público, para que este proceda com a denúncia ou não.
Valor de referência: R$ 7.200,00.
A qualquer pessoa que está envolvida em um inquérito policial, seja na condição de investigado, testemunha, ou qualquer outra situação no inquérito.
Não é possível indicar a documentação necessária para a análise, pois a mesma depende da apresentação do caso concreto.
Sim, gostaria de mais informações.
Ficaremos felizes em ajudar, por favor preencha os campos abaixo: